Na face preta e branca de Marte*

Acalmem-se terráqueos. Estou vendo a tristeza de vocês aqui de cima, mas posso garantir que vai passar, e vou explicar por que. Até algumas horas atrás eu estava aí com vocês, assisti ao jogo do lado de vocês, chorei a derrota como vocês. Assim como vocês, eu vi meu mundo desabar. Enquanto via as lágrimas escorrerem pelo meu rosto olhei em volta e percebi que tudo o que eu queria era sumir dali, ir pra algum lugar bem longe, ser abduzida, e eu fui.
Daqui de cima vejo como todos vocês estão se sentindo. As bandeiras que estavam abertas nas sacadas agora são usadas pra secar as lágrimas que insistem em cair, toda a festa que vocês preparam com tanto cuidado agora precisa ser desfeita. Alguns de vocês estão revoltados, alguns estão pelos bares bebendo pra esquecer, alguns, como eu, estão aqui observando tudo isso.
Daqui de cima eu consigo ver tudo que vocês fizeram também. Ah Atleticanos, se vocês soubessem como é lindo tudo que eu posso ver daqui... Eu vejo bandeiras do Galo hasteadas por cada canto do mundo. Vejo que todas as emissoras de rádio e tv só falam no Galo. Vejo que a camisa preto e branca que vocês tanto amam agora é reconhecida em todo lugar. Cá entre nós Atleticanos, quando vocês imaginaram que isso seria possível? Se eu olhar um pouquinho mais pra trás vejo que à pouco tempo vocês lutavam contra a segunda divisão, contra jogadores descompromissados, diretorias incompetentes ou tudo isso junto. As tempestades trouxeram tudo isso e a camisa de vocês continuou lá, intacta.
Agora vocês choram por que não conseguiram conquistar o mundo, como tanto queriam. Mas aprendam Atleticanos, tudo tem a sua hora, e não era a do Atlético. Assim como não era a nossa hora de ganhar a Libertadores em outras edições que disputamos, por que o que era nosso estava guardado pra 2013. Quando pensarem sobre o mundial, e os olhos se encherem de lágrimas ou a mente se ocupar com pensamentos ruins sobre tudo que aconteceu, pensem bem. Olhem pra toda festa que vocês fizeram e se perguntem se tudo isso não valeu a pena. Perguntem se não valeu a pena tudo que vocês construíram com o Atlético esse ano, e tudo que ainda podem construir. A estrada não acaba aqui, caros Atleticanos! A estrada está só começando, e agora que o mundo já conhece do que vocês são capazes eu tenho certeza de que vocês vão ainda mais longe.

E ah, uma observação muito importante meus caros terráqueos Alvinegros: Jamais percam a gratidão por aqueles que proporcionaram tudo isso a vocês. Eles não deram menos do que podiam, não fizeram menos do que vocês, se pudessem, fariam. Apenas agradeçam, mesmo que em pensamentos, por poderem ter feito parte de isso tudo, assim como eu agradeço por poder ver vocês passarem por tudo isso!

*Título adaptado da crônica "Na face preta e branca da lua" de Roberto Drummond.  

Nenhum comentário

Leave a Reply

Blogger news

Blogroll

Archives